O que são juros abusivos — e o que não é

Juros remuneratórios são a remuneração pelo uso do capital emprestado. Em um contrato bancário, representam o preço do dinheiro e, como regra, resultam de negociação entre as partes. Não existe, no ordenamento brasileiro, um teto legal único de juros para as instituições financeiras: a Súmula 596 do Supremo Tribunal Federal afirma que o Decreto 22.626/1933 — a chamada Lei de Usura — não se aplica às taxas de juros e aos encargos das instituições do sistema financeiro nacional.

Isso não significa que qualquer taxa seja válida. Nas relações de consumo, o art. 51, IV, do Código de Defesa do Consumidor permite afastar cláusulas que estabeleçam obrigações iníquas ou abusivas, colocando o consumidor em desvantagem exagerada. É nesse terreno — e não em um teto numérico fixo — que a discussão sobre juros abusivos acontece.

O Tema 27 do STJ, julgado em recurso repetitivo, fixou a orientação que organiza todo o debate: a revisão de juros é excepcional e exige relação de consumo e abusividade cabalmente demonstrada, nos termos do art. 51, § 1º, do CDC. Não se trata, portanto, de revisar contratos por simples desconforto com o valor das parcelas.

Também é preciso distinguir o que a abusividade não é:

  • Não é uma taxa acima da média praticada pelo mercado — a média é um elemento de comparação, não uma prova automática.
  • Não é o que a Súmula 381 do STJ diz — esse enunciado trata de quem pode reconhecer a abusividade, e não do que ela seja.
  • Não é sinônimo de capitalização — tema distinto, com regras próprias.
  • Não é qualquer tarifa cobrada — algumas foram consideradas válidas para contratos de determinado período.

Em contratos civis, fora do sistema financeiro, o Código Civil segue como referência: os arts. 591 e 406 receberam nova redação pela Lei 14.905/2024, que alterou a forma de cálculo dos juros legais. A redação atualizada deve ser conferida no texto legal.

Súmulas 381 e 382: os dois erros mais comuns

Duas súmulas do Superior Tribunal de Justiça são frequentemente citadas de forma equivocada. Vale ler cada uma com atenção.

A Súmula 381 do STJ diz exatamente isto:

“Nos contratos bancários, é vedado ao julgador conhecer, de ofício, da abusividade das cláusulas.”

Súmula 381 do Superior Tribunal de Justiça.

Ela não define juros abusivos e não menciona média de mercado. O que a súmula estabelece é uma regra processual: o juiz não pode reconhecer a abusividade por iniciativa própria. A questão precisa ser alegada pela parte interessada, com fundamentação e prova. Na prática, isso significa que um contrato com cláusulas problemáticas pode atravessar o processo sem exame se ninguém pedir a revisão e demonstrar o problema de forma adequada.

A Súmula 382 do STJ, por sua vez, também costuma ser lembrada fora de contexto:

“A estipulação de juros remuneratórios superiores a 12% ao ano, por si só, não indica abusividade.”

Súmula 382 do Superior Tribunal de Justiça.

O enunciado não trata de capitalização. Ele apenas afasta a ideia de que 12% ao ano funcione como limite automático. O Tema 25 do STJ confirma essa orientação. O que existe é uma análise em concreto: comparar a taxa com o mercado, verificar as demais cláusulas e examinar o conjunto do contrato.

Como comparar com a taxa média do BACEN (Súmula 530)

O principal instrumento de comparação é a taxa média de mercado divulgada pelo Banco Central para a mesma modalidade de crédito. A Súmula 530 do STJ disciplina o uso dessa taxa em uma hipótese específica: quando não é possível comprovar a taxa efetivamente contratada — por ausência de pactuação ou pela falta de juntada do instrumento aos autos —, aplica-se a taxa média de mercado praticada nas operações da mesma espécie, salvo se a taxa cobrada for mais vantajosa para o devedor.

Os Temas 233 e 234 do STJ seguem a mesma linha, confirmando o limite à média do BACEN nos casos de taxa não pactuada.

Há duas situações distintas que costumam ser confundidas:

  1. Comparação: a taxa média serve de parâmetro para avaliar se a taxa cobrada destoa do mercado — um indício a ser examinado junto com os demais elementos do contrato.
  2. Substituição: na falta de comprovação da taxa pactuada, a média do BACEN pode ser aplicada como a própria taxa da operação, nos termos da Súmula 530.

Estar acima da média, por si só, não basta para declarar a abusividade — como indicam a Súmula 382 e o Tema 27. O que se examina é se a taxa, no contexto do contrato, configura vantagem exagerada.

Um ponto de atenção: o Tema 1378 do STJ, afetado em 04/11/2025, discute a taxa média do BACEN como critério exclusivo. A matéria ainda está pendente e deve ser citada a conferir.

Capitalização: quando é válida (Súmulas 539 e 541)

Capitalização é o cálculo de juros sobre juros. A Súmula 539 do STJ admite a capitalização com periodicidade inferior a um ano nos contratos celebrados a partir de 31/03/2000, desde que expressamente pactuada. A existência de cláusula expressa é, portanto, o ponto central.

Quando não há cláusula clara, a discussão se volta aos números. A Súmula 541 do STJ e o Tema 247 do STJ firmaram que a previsão, no contrato bancário, de taxa de juros anual superior ao duodécuplo da mensal é suficiente para permitir a cobrança da taxa efetiva anual contratada. Há, ainda, matéria pendente sobre o tema: o Tema 1.474 do STJ, afetado em 16/09/2026, discute a capitalização diária e deve ser citado a conferir.

Há ainda uma hipótese específica: no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), o Tema 48 do STJ considera a capitalização vedada.

Vale registrar que a previsão de capitalização não é, por si só, abusiva. O que se examina é se ela foi pactuada de forma expressa, se as regras aplicáveis ao contrato foram respeitadas e se o cálculo efetivamente praticado corresponde ao que foi ajustado.

Tarifas e encargos (Súmula 565 e Tema 958)

Além dos juros, as tarifas costumam pesar no custo total do contrato — e nem todas são válidas. A Súmula 565 do STJ trata da Tarifa de Abertura de Crédito (TAC) e da Tarifa de Emissão de Carnê (TEC), ou de qualquer outra denominação para o mesmo fato gerador: a pactuação é válida apenas nos contratos bancários anteriores a 30/04/2008. Depois dessa data, a cobrança deixa de ter respaldo.

O Tema 958 do STJ, por sua vez, reconhece como abusivas duas cobranças frequentes: o ressarcimento de custos de serviços de terceiros sem a devida especificação e a comissão de correspondente repassada ao consumidor.

Na leitura do contrato e dos extratos, merecem atenção as rubricas de TAC e TEC, registro de contrato, avaliação de bem, seguro, “serviços de terceiros” sem descrição e comissão de correspondente. A validade de cada uma depende da data do contrato e de como foi cobrada, além do controle geral do art. 51 do CDC e das regras do art. 52 do CDC sobre o dever de informação.

O que a revisão pode mudar (Temas 28 e 968)

Quando a abusividade é reconhecida, os efeitos não se limitam a recalcular a prestação. O Tema 28 do STJ estabelece que o reconhecimento da abusividade nos encargos do período de normalidade contratual — juros remuneratórios e capitalização — descaracteriza a mora. Em outras palavras: quem discutiu judicialmente uma cláusula posteriormente considerada abusiva não pode ser tratado como inadimplente em razão dela.

O Tema 968 do STJ trata da devolução de valores: a repetição do indébito não segue os encargos do contrato. Isso significa que a devolução de quantias cobradas indevidamente não é recalculada pelas mesmas taxas previstas no instrumento.

É importante manter expectativas realistas. A revisão é excepcional, exige demonstração técnica e não apaga automaticamente a dívida nem assegura redução de parcelas. O que a medida faz é submeter cláusulas específicas ao controle judicial, com base em prova e em fundamento jurídico adequado. O art. 42, parágrafo único, do CDC, por sua vez, trata da devolução de valores cobrados indevidamente, dentro dos limites da lei.

Como reunir provas

A qualidade dos documentos costuma definir o alcance da discussão. Antes de qualquer medida, vale organizar:

  • o instrumento do contrato ou o termo de adesão, com as cláusulas de juros, capitalização e tarifas;
  • o demonstrativo da evolução da dívida — a planilha do banco que mostra como cada parcela foi calculada;
  • extratos e comprovantes de pagamento, incluindo os descontos feitos diretamente no benefício, no caso do consignado;
  • as taxas médias do BACEN para a modalidade e o período do contrato, disponíveis nos canais oficiais da instituição;
  • protocolos de reclamação no banco, no consumidor.gov.br ou no Banco Central, com as respostas recebidas;
  • comunicações por telefone, mensagem ou e-mail que registrem a oferta, a contratação ou a negativa de revisão.

Com esse conjunto, é possível reconstruir o histórico do contrato, identificar quais cláusulas merecem exame e estimar o impacto de cada uma. Sem o instrumento e sem o demonstrativo de cálculo, a própria comparação com a média de mercado fica comprometida — e a Súmula 381 mostra por que uma discussão bem instruída é decisiva.

Onde buscar mais informações

Para uma visão mais ampla dos documentos e das etapas que costumam estar envolvidas nesses casos, consulte a página Contratos bancários. Outros conteúdos sobre cobranças, negativação e contratos estão reunidos no blog.

Vale reforçar, com honestidade: não há resultado garantido. A existência de abusividade depende das cláusulas efetivamente pactuadas e das provas de cada contrato, que só podem ser avaliadas em análise individual.